1º Edição "Jornadas do Turismo e da Segurança"
Estas Jornadas irão traduzir-se num ciclo de videoconferências que decorrerão de 13 de abril a 20 de maio, pelas 14h às terças-feiras e pelas 18h, às quintas-feiras.
Este evento será transmitido via Zoom, terá entrada gratuita, sendo necessária inscrição através do seguinte link: https://forms.gle/cBRLpNNvQ4XyeiJo7 , para obtenção de certificação para quem participar neste evento online.
Contamos com a vossa presença!
ANO
2020/2021
DATAS
13 de abril a 20 de maio
HORÁRIO
-14h às terças-feiras
-18h às quintas-feiras
DOCENTE
Professora Doutora Cláudia Seabra
Risco de Saúde
13 ABRIL | 14h
Saúde, o que mais queremos neste momento para nós e para as nossas famílias, aquilo que nos últimos dois anos tem estado na boca do mundo. A pandemia pôs a saúde na ordem do dia, tanto no quotidiano, como no que concerne a atividade turística. É por estas razões, e tantas outras, que esta terça-feira, dia 13 de abril, pelas 14h teremos uma sessão dedicada ao Risco de Saúde em turismo, contando com a apresentação dos alunos da unidade curricular de Turismo e Segurança, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e com a valiosa presença dos seguintes oradores:
Risco de Higiene
15 ABRIL | 18h
Risco de Catástrofes Naturais
20 ABRIL | 14h
Todos os anos surgem notícias de sismos, tsunamis, cheias, tornados, tempestades, entre muitos outros fenómenos naturais que, infelizmente, causam danos materiais e humanos em muitos locais. As alterações climáticas têm provocado cada vez mais catástrofes, que põem em perigo a atividade turística sobretudo em algumas regiões mais vulneráveis. Na qualidade de turistas, os indivíduos pretendem total segurança nas suas viagens e, por isso, evitam as regiões mais afetadas. Com vista a compreender um pouco sobre todas estas preocupações, no dia 20 de abril, pelas 14h, será abordada a temática do Risco de Catástrofes Naturais no contexto da atividade turística. Para a explorarmos contamos com a apresentação feita pelos alunos da unidade curricular de Turismo e Segurança da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e com a valiosa presença dos seguintes oradores:
- Liliana Carona - Jornalista correspondente da Renascença na região interior centro e diretora do Jornal de Notícias de Gouveia;
- Ana Sofia de Almeida Bandeira - Gestora da HIPPUS B e proprietária de alojamento local;
- Ricardo Fernandes - Vereador dos Bombeiros, Proteção Civil e Segurança, Floresta e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal da Lousã.
Risco de Crime e Violência
22 ABRIL | 18h
Viajar para um determinado destino acarreta um sem número de inquietações e preocupações. Uma delas prende-se com a criminalidade no destino. Muita da atividade criminosa está relacionada com o roubo ou crimes de natureza violenta em locais tipicamente frequentados por turistas, os seus alvos preferenciais. Assim, no dia 22 de abril, pelas 18h, será abordada a temática do Risco de Crime e Violência no contexto da atividade turística. Para isso contamos com a apresentação feita pelos alunos da unidade curricular de Turismo e Segurança da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e com a valiosa presença das seguintes oradoras:
Risco de Terrorismo
27 ABRIL | 14h
Quando ouvimos as notícias estamos sempre atentos, para compreender o que se passa no nosso país e no resto do mundo, sendo preocupante saber da ocorrência de um ataque terrorista num qualquer país do mundo. Sempre que estamos indecisões na seleção de um destino de férias, a nossa escolha recai sobre aquele que esteja livre de perigo ao invés de um destino tradicionalmente violento ou que tenha sido recentemente atacado por grupos terroristas, pois o medo de que outro ataque aconteça não nos permite sentir segurança, necessidade básica a todos os seres humanos. No dia 27 de abril, pelas 14h, será abordada a temática do Risco de Terrorismo no contexto da atividade turística. Para a explorarmos contamos com a apresentação feita pelos alunos da unidade curricular de Turismo e Segurança da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e com a valiosa presença dos seguintes oradores:
- Doutor Paulo Leitão Batista - Diretor Central de Investigação do SEF e Presidente do Grupo de Trabalho Integração, Migração e Afastamento, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia;
- Doutor Carlos Chambel - Coordenador de Investigação Criminal e Inspetor-Chefe;
- Hugo Dourado - Project Manager no Comitê Europeu de Normalização (CEN).
Risco de Guerras e Instabilidade Política
29 ABRIL | 18h
A guerra e a instabilidade política, que muitas vezes cria instabilidade social e violência, levam o turista a não querer visitar determinados destinos dada a proximidade alarmante do epicentro da violência. Para que possamos perceber como funciona o Risco percebido de Guerras e Instabilidade Política no contexto da atividade turística, no dia 29 de abril, pelas 18h, contamos com a apresentação feita pelos alunos da unidade curricular de Turismo e Segurança da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e com a valiosa presença dos seguintes oradores:
Risco de Organização de Viagem
4 MAIO | 14h
Viajar acarreta muitas preocupações, sobretudo no que diz respeito à organização da viagem. Quando a planeamos devemos ter em conta o transporte, o alojamento, as atrações a visitar, entre outros aspetos indispensáveis. O que fazer se, de repente, as nossas reservas são canceladas, os nossos voos são alterados, existirem taxas inesperadas e outros inconvenientes de percurso? Para que possamos perceber como funciona o Risco de Organização de Viagem no contexto turístico, no dia 04 de maio, pelas 14h, contamos com a apresentação feita pelos alunos da unidade curricular de Turismo e Segurança da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e com a valiosa presença das seguintes oradoras:
Risco de Acidentes
6 MAIO | 18h
Sempre que viajamos o risco de sermos vítimas de um qualquer acidente, seja em que situação for, não é menor, visto os imprevistos acontecem e não temos controlo sobre tudo o que se passa à nossa volta. No entanto, quando estamos na nossa área habitual de residência sentimo-nos mais seguros neste âmbito, pois acreditamos ter mais controlo e uma maior proximidade aos serviços de saúde. Quando saímos desta área habitual o caso muda de figura.Para que possamos perceber como funciona o Risco de Acidentes no contexto do turismo, no dia 06 de maio, pelas 18h, contamos com a apresentação feita pelos alunos da unidade curricular de Turismo e Segurança da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e com a valiosa presença dos seguinte orador:
Risco Financeiro e de Satisfação
11 MAIO | 14h
Quando nos propomos a viajar temos sempre em mente o nosso orçamento, ou seja, o dinheiro que sentimos poder gastar para fins de lazer e de turismo. Ora, se numa qualquer experiência turística nos depararmos com algum gasto adicional, certamente que iremos sentir-nos defraudados. Assim sendo, esses gastos podem relacionar-se com a insatisfação ou satisfação, caso gastemos mais dinheiro, mas com consciência e vontade. A relação custo-benefício é aquela que todos nós procuramos num qualquer produto, e num produto turístico não é exceção.Para que possamos perceber como funciona o Risco Financeiro e de Satisfação no contexto do turismo, no dia 11 de maio, pelas 14h, contamos com a apresentação feita pelos alunos da unidade curricular de Turismo e Segurança da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e com a valiosa presença dos seguintes oradores:
Risco Psicológico
13 MAIO | 18h
Numa viagem pode acontecer muita coisa, positiva ou negativa, sendo que, aconteça o que acontecer deixa marcas na nossa memória. A experiência turística e tudo o que vivemos dentro dela, sobretudo as experiências negativas, acaba por acarretar custos psicológicos que têm como principal característica, a sua permanência na nossa mente por muito tempo.Para que possamos perceber como funciona o Risco Psicológico no contexto do turismo, no dia 13 de maio, pelas 18h, contamos com a apresentação feita pelos alunos da unidade curricular de Turismo e Segurança da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e com a valiosa presença dos seguintes oradores:
Risco Social
18 MAIO | 14h
Muitas vezes, os destinos para os quais viajamos acabam por dizer muito acerca da nossa condição social, sendo que quanto mais exótico e caro for o destino, mais elevado será o estatuto social do viajante. Num mundo em que cada vez mais pessoas viajam e as redes sociais imperam, é importante percebermos que riscos sociais é que podem estar inerentes à atividade turística.Para que possamos perceber como funciona o risco percebido em termos sociais no contexto do turismo, no dia 18 de maio, pelas 14h, contamos com a apresentação feita pelos alunos da unidade curricular de Turismo e Segurança da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e com a valiosa presença dos seguintes oradores:
Risco Cultural
20 MAIO | 18h
Todos os povos têm a sua cultura própria, sendo esta um atrativo turístico muito desejado. No entanto, ao mesmo tempo que diferentes culturas atraem surge também o risco da existência de choques culturais, sobretudo se a cultura do turista for muito diferente à dos residentes. Com vista a diminuir os choques culturais, muitos turistas preferem viajar para destinos com uma cultura semelhante à sua. Para que possamos perceber como funciona o Risco Cultural no contexto do turismo, no dia 20 de maio, pelas 18h, contamos com a apresentação feita pelos alunos da unidade curricular de Turismo e Segurança da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e com a valiosa presença dos seguintes oradores:
- Inês Carvalho - Professora Auxiliar na Universidade Europeia, Investigadora na GOVCOPP;
- Catarina Martins - Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais;
- Carla Mota - Licenciada e mestre em Geografia Física e Estudos Ambientais pela Universidade de Coimbra.
